Menu principal


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Cultura - Um conceito antropológico PDF Imprimir E-mail
Escrito por Márcio Borges Moreira   
Qua, 26 de Março de 2008 22:25
por: Maria Clarissa Rocha Vale .
Uma introdução ao conceito antropológico de cultura

O livro Cultura - Um conceito antropológico foi escrito pelo antropólogo e professor emérito da UnB Roque de Barros Laraia. Laraia iniciou sua carreira como antropólogo no Museu Nacional da UFRJ. Em 1969, transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, tendo sido  promovido a professor titular em 1982. É doutor pela USP e realizou pesquisa de campo entre os índios Suruí, Akuáwa- Asurini, Kamayurá e Urubu-Kaapor. Membro de associações científicas do país e do exterior, ele presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), em 2000. Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPQ e da Capes. É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistas especializadas.

O tema cultura liga-se à antropologia desde os seus primórdios e vem sendo objeto de reflexão ao longo da história dessa ciência. Dessa forma, discutir-se em torno do conceito é de fundamental importância, tanto nos cursos secundários, como universitários. Particularmente no curso de Psicologia do Iesb, sua importância se faz presente vindo complementar e enriquecer a bibliografia utilizada na disciplina Práticas Culturais e Desenvolvimento Humano.

O livro faz uma introdução ao conceito antropológico de cultura, de forma, clara didática, fluente e agradável. Destina-se principalmente a um público que se inicia no tema. O autor recorre a autores nacionais e estrangeiros e ilustra a discussão com exemplos ricos e variados, privilegiando os mais familiares ao leitor brasileiro. Divide-se em duas partes. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos; a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.

Conforme os comentários feitos na contra capa, por Julio Ceszar Melatri, professor de Antropologia da UnB, ninguém melhor do que Laraia para escrever sobre cultura, tendo em vista: a sua familiaridade com culturas diversas que observou diretamente em pesquisas de campo entre diversos grupos indígenas, quando era antropólogo da Museu Nacional (UFRJ); sua experiência com as variações culturais de nossa sociedade expressas pelos representantes regionais em contato com os grupos indígenas que estudou;  por ter lidado com diversos temas antropológicos como docente da UnB; e, devido ao saber adquirido na leitura refletida de bons textos, além dos contatos freqüentes com antropólogos de outras instituições brasileiras e internacionais.

Laraia, R. B. (2006). Cultura ? Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editor.

 
Revista Eletrônica de Psicologia do IESB, Powered by Joomla! and designed by SiteGround web hosting